25 de novembro de 2008

Ambiente de Aprendizagem on-line: Desafio na Gestão de EAD


O perfil do especialista em educação a distância implica a capacidade de planejar, organizar
e avaliar sistemas de EAD na perspectiva da gestão democrática. Pontualmente, uma das tarefas é como analisar os diferentes componentes do sistema a fim de integrá-los na concepção de um
projeto institucional. Ora, o cenário apontado anteriormente é certamente um dos principais
elementos constitutivos do sistema: o ambiente de aprendizagem on-line e suas implicações para o bom funcionamento no processo de EAD. Assim, o especialista em EAD não pode perder de vista que o sucesso do seu projeto depende do cuidado de considerar adequadamente a inter-relação sujeito-ambiente de aprendizagem, pois ela influencia, sobremaneira, a interatividade entre os membros que compõem a comunidade em rede.
O objetivo deste texto é fornecer elementos de resposta, a partir do enfoque da ergonomia,
aos desafios postos na gestão de sistemas em EAD: (a) propondo orientações para mudar o
próprio ambiente de aprendizagem on-line, transformando-o em um espaço de trabalho mais
confortável e tornando a atividade de aprender mais eficiente e eficaz; e, (b) uma vez incorporadas as recomendações oriundas da ergonomia, facilitando a introdução desses conhecimentos na prática do especialista em EAD.
A explicitação desse objetivo torna, espero, mais claro o título deste texto que busca
demarcar dois momentos distintos: aprender mais e agora sobre o seu próprio ambiente de
aprendizagem on-line, a fim de utilizar futuramente esse conhecimento em ergonomia como objeto de aprendizagem de outras pessoas. É provável que você já esteja se perguntando: ergonomia!? O que é isso? A partir de agora, vamos detalhar a abordagem da ergonomia, utilizada para estudar o trabalho. Ela é a nossa ferramenta teórico-metodológica para analisar, no caso presente, os ambientes de aprendizagem on-line, identificando possíveis problemas existentes e propondo medidas para resolvê-los com base nas necessidades dos usuários.

Um comentário:

ERALDO disse...

Aprendizagem on-line, agora que ja estamos a quase 3 meses estudando nesse novo método de ensino, podemos dizer que é realmente inovador, e ao mesmo tempo, mostra uma seriedade muito grande por parte dos professores, no que diz respeito à análise e retorno de material enviado. Confesso que quando começamos não tinha muita fé que esse processo fosse digno de dispensarmos atenção, principalmente após um dia exaustivo de trabalho, nos sentarmos frete à uma tela e desenvolvermos trabalhos. Mas foram passando os dias e fui vendo como é importante,pedagôgico,responsável e, plenamente gratificante, ainda mais que poderemos cursar uma faculdade FEDERAL à distância. Método On-line. nota DEZ.